Pesquise no blog

Comida tropeira, a busca pelo içá chega ao fim

Finalmente neste domigo eu conseguí encontrar içá. Estava até desistindo de colocar esta receita no meu próximo livro, pois sei que a época de "cata" é no começo do verão e preciso editar o livro antes disso. Mas felizmente encontrei o Sr. Ocílio, uma autoridade em cozinha valeparaibana. Já publicou diversos livros sobre o costume dos tropeiros e o Vale do Paraíba. E em seu rancho rancho na cidade de Silveiras, a 200 km de São Paulo, funciona além do restaurante, um centro de tradições tropeiras com uma cozinha pedagógica para o ensino e a continuidade das tradições tropeiras.

Fogão a lenha que é a cara da comida da roça.

A comida de lá é uma delícia, comí de tudo, me atolei na vaca atolada, no giló, feijão tropeiro, canjiquinha de milho. Tudo muito bom, um tempero leve, comida caipira de verdade!

Eis que chega a hora do içá. Seu Ocílio me chama na cozinha e as cozinheiras me mostram como se prepara a iguaria. No restaurante eles tem o içá torrado e congelado, por isso uma etapa a menos (a torra). Confesso que levantou um cheiro forte e não muito agradável durante a fritura, mas depois da farofa pronta não teve quem não provou e concordou. Monteiro Lobato tinha razão, a bundinha da tanajura é gostosa!

 O preparo da farofa de içá.

 E a farofa pronta. "O caviar de Taubaté", como dizia Monteiro Lobato.

Agora já estou com todas as receitas reunidas, posso terminar o livro que deve sair no início de setembro. Em breve posto a receita.

Tem até sací no rancho, a mula sem cabeça eu não ví mas o Sr. Ocílio disse que elas aparecem de vez em quando para cantar para as tropas. É ir para ver.

3 comentários:

  1. Olá, tenho muita vontade de fazer o roteiro do vale histórico, a começar por Silveiras, e principalmente conhecer o Sr. Ocílio Ferraz e seu famoso restaurante.
    Gostaria de saber qual a faixa de preços, se é self , a la carte ou pratos prontos, pois não achei estas informações no site do restaurante.
    Assim me programarei melhor e em breve estarei por lá.
    Obrigado e fico no aguardo de também saber sobre o seu livro.
    André Luiz
    andrelando@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá André,
    Silveiras é uma cidade muito pequena, um vilarejo. O Restaurante do Ocílio é um lugar bastante agradável, simples e com uma cozinha deliciosa. Um grande fogão de lenha com diversas receitas típicas onde você se serve a vontade e paga por pessoa. Não me lembro o valor, mas não é caro, deve girar em torno de R$30. Vale muito a pena!
    Estou acertando com o Ocílio um lançamento do livro lá no restaurante, em breve vou divulgar por aqui e no Twitter (@comidaearte).

    Um abraço,
    Eduardo Magno

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Eduardo!, irei lá agora no dia 28 de agosto, na festa do tropeiro.
    Abraço e sucesso.
    André Luiz

    ResponderExcluir

Comente